top of page

Fimose e Parafimose

        Fimose é a dificuldade ou a impossibilidade de expor a glande, em decorrência de um anel fibrótico no prepúcio. Temos a tendência de considerar como processo fisiológico, normal, até por volta de 3 anos de idade. Em geral confunde-se fimose com o acolamento bálano-prepucial, processo fisiológico onde o prepúcio ainda está aderido à glande, mas sem a presença de anel fibrótico.

          Descrito por Kayaba¹ em 1996, há 5 tipos de exposições da glande, que exemplifica os graus de acolamento bálano-prepucial fisiológico, como mostra a figura abaixo.

       

 

 

 

 

           Existem basicamente 3 graus de fimose, onde não há nenhuma exposição da glande, exposição parcial da glande ou exposição total da glande, porém com presença de certo estrangulamento no corpo do pênis, logo abaixo da glande.

            Nos acolamentos bálano-prepuciais, temos a tendência de indicar exercícios e cremes tópicos.

            Nas fimoses, o tratamento é cirúrgico, através da postectomia.

           Parafimose é definido quando há retração do prepúcio, e este exerce uma constrição no corpo do pênis, não conseguindo recobrir novamente a glande, semelhante ao Tipo 3 da figura acima. Com o passar das horas, há tendência de importante edema do prepúcio e dor local. Trata-se de uma urgência, onde é necessária a redução manual do prepúcio, ou necessidade de redução cirúrgica.

©2024 por Dr Danilo Faria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page