top of page

Hidrocele

       Hidrocele é o acúmulo de líquidos entre as túnicas, membranas, que recobrem o testículo. Há aumento do volume escrotal, com a presença característica de transluminescência, onde um feixe de luz consegue iluminar o interior da bolsa escrotal e passar através de suas paredes, configurando a presença de líquido causando o aumento de volume escrotal. Há basicamente 2 tipos de hidrocele, as chamadas comunicantes e as não comunicantes ou encistadas.

      As hidroceles comunicantes se caracterizam pela persistência do conduto peritônio vaginal, uma evaginação do peritônio, através do anel inguinal, até o escroto, por onde há a descida testicular nos meninos. Após a descida testicular, há fechamento deste conduto e absorção do mesmo. No caso das hidroceles, este canal é estreito e permite a passagem apenas de líquidos da cavidade abdominal para o escroto, e seu retorno para o abdome, portanto há variação de volume do escroto no decorrer do dia, sendo habitual estar vazio após acordar, pela manhã e costuma estar bastante cheio no fim do dia. 

     As hidroceles comunicantes tem indicação cirúrgica sempre, em geral de maneira eletiva, pois não há fechamento espontâneo do conduto peritônio vaginal.

     As hidroceles não comunicantes ou encistadas se caracterizam pelo acúmulo de líquidos entre as túnicas testiculares, com o conduto peritônio vaginal fechado. Podem ser congênitas ou adquiridas, por diversar causas que podem levar ao acúmulo de líquidos entre as túnicas. Neste caso, não costuma haver variação de volume escrotal.

    As hidroceles não comunicantes ou encistadas podem serem reabsorvidas espontaneamente entre 6 meses e 1 ano, e caso não sejam reabsorvidas, tem indicação de cirurgia eletiva.

   

20240606_171203_edited_edited.jpg

©2024 por Dr Danilo Faria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page